O Instituto de Educação Teológica está intimamente ligado à Associação de Educação Teológica da Igreja Batista em Barra do imbuí. Esta Associação tendo como presidente o pastor José Armando Soares Cidaco, pastor presidente da igreja,foi formada com a finalidade principal de promover o ensino Cristão, centrada na moral e princípios Cristão-Bíblicos, tendo a Jesus Cristo como fundamento e modelo. Daí a formação do IET que oferece cursos livres de Teologia em nível de bacharelado, de Básico em Teologia e de Capacitação para Professores de Crianças. Em 18 de dezembro de 2010 formamos nossa primeira turma do Curso Livre em Teologia e desde aquela formatura foram mais três sendo a última realizada no dia 16 de março de 2019. É com grande alegria que podemos afirmar que, nestes dez anos de existência pudemos formar vocacionados/líderes/pastores que hoje estão à frente de várias igrejas e ministérios de nossa cidade.
O IET não tem cunho denominacional tendo, por isso, participado da formação de pastores, presbíteros e líderes de várias denominações evangélicas.
A partir deste ano, 2019, o IET firmou parceria com a Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro-FABERJ, no ensino livre à distancia tendo, então, PARTE de seu curso realizado em modelo EAD, possibilitando aos alunos realizarem seus estudos em seus domicílios.
Hoje, o IET é uma instituição de ensino Teológico de Teresópolis/RJ, que possui respeito e credibilidade, conquistados pela constatação da excelência de seu trabalho nas condutas e atitudes de nossos alunos e ex-alunos que estão à trabalho do Reino de Deus.
Missão
Capacitar teórica, acadêmica e teologicamente, homens e mulheres com competência para atuar no Reino de Deus e prepará-los com excelência “para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós. I Pedro 3:15b”.
Valores
- Respeito à fé e aos princípios cristãos para assim vivenciar e difundir os valores e a ética das Escrituras Sagradas;
- Promover o desenvolvimento de um ambiente solidário com o cultivo do convívio social em termos de respeito e cooperação mútuos.
- Respeito à vocação e chamado de cada aluno.
- Promover uma formação integral da pessoa humana com o desenvolvimento do senso crítico e a autocrítica, sem perda dos valores legítimos do cristianismo, com foco no aluno e na qualidade acadêmica;
- Busca constante da excelência na qualidade e na profundidade do ensino, sempre norteado pelos princípios cristãos, valorizando a pesquisa e um aprendizado contínuo.
- Respeito à liberdade de pensamento e à alteridade, bem como ao meio ambiente;
- Priorização das pessoas em detrimento das coisas com foco no ser humano e sua qualidade de vida.
- Desenvolvimento com sustentabilidade econômico-financeira visando uma qualidade e produtividade acima da média;
- Ética, transparência e integridade em todos os atos;
- Excelência em tudo que fazemos.